domingo, 5 de agosto de 2012

Guardas municipais participam da elaboração do Plano Municipal da Política de Prevenção à Violência

Os guardas municipais tiveram um papel importante na elaboração do Plano Municipal da Política de Prevenção à Violência em Igarassu. O plano, realizado pela primeira vez no município, foi construído numa perspectiva participativa com a sociedade civil e o poder público, em maio.

A elaboração do plano foi feita em três fóruns: o primeiro com a sociedade civil, o segundo com o poder público e, por último, um que fez a consolidação das propostas para que fossem validadas. "Esse vai ser o norteador das ações de prevenção à violência no município", disse Hilma Santos.


"Pela primeira vez, foi realizado um evento para que fosse discutida a política pública de segurança", comemorou a secretária municipal de Gestão de Segurança Cidadã, Hilma Santos. "E o maior benefício foi ouvir os pedidos da sociedade com relação ao problema da violência." O plano fez parte do Projeto de Fortalecimento das Ações de Prevenção à Violência.


A reestruturação da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito (Depatran); a criação das brigadas ambiental, comunitária e escolar; além do trabalho com os jovens para a prevenção ao uso de drogas, foram algumas das sugestões dos agentes para o plano. "O novo conceito para os guardas é que, na prática, eles sejam um agente não só de preservação do patrimônio público mas de cuidado com os munícipes e de prevenção da violência", afirmou a secretária.


Os agentes apontaram possíveis parcerias com outras secretarias para a aplicação dessas ações. "O plano mostrou justamente que as políticas devem ser transversais", completou Hilma Santos. O próximo passo é levar as propostas para o prefeito, Gesimário Baracho, para que as propostas tornem-se práticas. O comitê intersetorial, implantado com o plano, que também tem participação dos guardas deve acompanhar esse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário