domingo, 5 de agosto de 2012

Guarda Municipal recebe capacitação para melhor atender aos igarassuenses


A segurança no município de Igarassu ganhou reforço com a capacitação dos guardas municipais. Participando de curso de práticas de atividades comunitárias para mediação de conflitos, prevenção às drogas, educação ambiental, entre outras ações, a GM agora pode atender melhor aos cidadãos. Além disso, a Guarda foi reaparelhada com cinco carros, cinco motos, estação de rádio e equipamentos de informática.

Essas  iniciativas fizeram parte do Projeto de Fortalecimento das Ações de Prevenção à Violência, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Gestão de Segurança Cidadã, com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/Ministério da Justiça). A capacitação aconteceu entre setembro e dezembro do ano passado.


A Guarda Municipal também participou de um workshop de Modernização da Gestão Municipal de Segurança. Nessa atividade, foram contruídas as diretrizes e estratégias do planejamento institucional e propostas de alterações das normas vigentes. O foco foi a reestruturação da GM, Departamento de Trânsito (Depatran) e  a recém-criada Secretaria de Gestão de Segurança Cidadã, com foco nas ações preventivas.


Com o recurso obtido através do projeto, foram adquiridos um EcoSport, dois Ford Fiesta e dois Uno Miles. Os guardas também contam com novos equipamentos de informática; estação de rádio; fardamento; equipamentos de segurança, como escudo anti-tumulto, capacete e colete antibalístico; e eletrônicos,  eletrodomésticos e mobília em geral.

FESTIVIDADES - O registro de ocorrências foi facilitado aos igarassuenses no período junino, através da instalação na Guarda Municipal da Delegacia pela Internet, em parceria com a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS).

Aos cidadãos que precisaram registrar queixa de crimes como furtos, roubos e extravios de documentos, bastava ir à Central da Guarda. Os agentes de prevenção estavam capacitados para realizar a ocorrência através da internet. Dessa forma, a população não precisou ir às delegacias.

O mesmo serviço foi feito durante o Carnaval. Para esse período, a  Secretaria de Gestão de Segurança Cidadã, em parceria com algumas secretarias municipais, também implantou a Central da Cidadania, onde era feito, por exemplo, o atendimento integrado de denúncias de exploração de crianças e adolescentes e a prevenção de trabalho infantil.

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